Ocorreu em São Pedro do Sul uma reunião com a Secretária de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Regina Hernandes, com a participação do professor Jorge Farias e do produtor de carvão vegetal Mauro Borin para apresentar o projeto de formação de uma Cooperativa de Produtores de Carvão Vegetal da Fronteira Centro-Oeste. Como resultado do encontro, definiu-se que uma agenda de atividades voltadas à efetivação do projeto deve ser implementada.
Esta proposta é resultado do projeto de pesquisa: A integração cooperativa, crédito e produção como estratégias de agregração de valor e comercialização da produção florestal em sistemas silvipastoris em propriedades familiares; com apoio do CNPq. A proposta de formação de Cooperativa apresentada é resultado do trabalho dos professor Jorge Farias, do Departamento de Ciências Florestais e do professor Vitor Reisdorfer, do Curso Superior de Gestão de Cooperativas, e também conta com o apoio da EMATER.
A ideia da Cooperativa está alicerçada no potencial de produção de carvão vegetal para consumo doméstico e para exportação, tendo como fornecedora de lenha a pecuária familiar através dos sistemas silvipastoris ou integração floresta-pecuária. O estudo apresentado demonstra a viabilidade técnica e financeira do projeto, o seu caráter de desenvolvimento regional e o principal motivo da reunião foi solicitar auxílio da prefeitura de São Pedro do Sul visando disponibilizar, provisoriamente, um prédio comercial para o início das atividades da cooperativa.
Atualmente o projeto envolve 30 produtores distribuídos em cinco municípios em torno de São Pedro do Sul. O saldo da reunião foi muito positivo e foi estabelecida uma agenda positiva visando a implementação da proposta. Na opinião do Professor Jorge Farias, a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) tem um papel fundamental para auxiliar e promover o desenvolvimento regional, e esse projeto se constitui em um excelente exemplo de como a UFSM pode contribuir com esse propósito.
Nota de da REFERÊNCIA FLORESTAL, edição 244.