Porto de Belém esta entre os mais eficientes

Boa parte dos produtos de madeira nobre exporta pela região norte passa pelo porto da capital paraense

Um dos principais pontos de escoamento da produção de madeira nobres nativas e plantadas no norte do Brasil, o Porto de Belém (PA), representa um potencial de crescimento para as exportações brasileiras do setor florestal. A madeira que passa pelo Porto de Belém para ser enviada ao mercado externo é um dos principais produtos de exportação pela Companhia das Docas do Pará.

Uma delas é a exótica teca, madeira produzida na região norte do país e um dos produtos que passa pelo Porto de Belém. A madeira é produzida em Rondônia com rendimento 25% maior que qualquer outra parte do mundo, segundo Dário Lopes, da empresa BDX Florestas. “Nossos principais mercados consumidores são Índia, Vietnam, Singapura e vários países da Europa”, destaca.

Os principais destinos de exportações que saem do Porto do Pará atualmente são Europa, EUA (Estados Unidos da América) e Ásia. O porto que já teve como ponto forte a exportação de borracha produzida na região, até a década de 1970, hoje conta com exportações diversificadas e movimenta cerca de um milhão de toneladas de cargas. Nesse cenário, os produtos florestais vem crescendo como pontos fortes das exportações.

Veja mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.