Boa parte dos produtos de madeira nobre exporta pela região norte passa pelo porto da capital paraense
Um dos principais pontos de escoamento da produção de madeira nobres nativas e plantadas no norte do Brasil, o Porto de Belém (PA), representa um potencial de crescimento para as exportações brasileiras do setor florestal. A madeira que passa pelo Porto de Belém para ser enviada ao mercado externo é um dos principais produtos de exportação pela Companhia das Docas do Pará.
Uma delas é a exótica teca, madeira produzida na região norte do país e um dos produtos que passa pelo Porto de Belém. A madeira é produzida em Rondônia com rendimento 25% maior que qualquer outra parte do mundo, segundo Dário Lopes, da empresa BDX Florestas. “Nossos principais mercados consumidores são Índia, Vietnam, Singapura e vários países da Europa”, destaca.
Os principais destinos de exportações que saem do Porto do Pará atualmente são Europa, EUA (Estados Unidos da América) e Ásia. O porto que já teve como ponto forte a exportação de borracha produzida na região, até a década de 1970, hoje conta com exportações diversificadas e movimenta cerca de um milhão de toneladas de cargas. Nesse cenário, os produtos florestais vem crescendo como pontos fortes das exportações.
Veja mais aqui.