As florestas são responsáveis por 80% do total de absorção do carbono
Todos sabem que vida na Terra seria quase impossível de existir se não houvesse florestas e já é possível sentir um pouco dessa dificuldade devido às queimadas e desmatamentos no Brasil e no mundo. Vendo isso, surgiu o Projeto LIRA/IPÊ (Legado Integrado da Região Amazônica/ Instituto de Pesquisas Ecológicas).
Fabiana Prado, coordenadora do projeto comenta que “a relevância da floresta para o equilíbrio climático, biodiversidade e bioeconomia torna os esforços direcionados à conservação do bioma um objetivo de apelo global, pois diz respeito a toda a humanidade”.
O site do Projeto LIRA destaca que tem como um de seus objetivos “aumentar a efetividade de gestão dessas áreas até 2023. Gerir de forma eficiente significa cumprir os objetivos de criação das áreas, manter a conservação da biodiversidade, das culturas e das comunidades locais”.
O Projeto tem como parceria o Fundo Amazônia, Fundação Gordon e Betty Moore, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Amazonas e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará.
Por Fabiano Rossi Jr., da redação.