A FORÇA DELAS

O reconhecimento e fortalecimento da presença feminina é uma das principais frentes de ação de uma grande empresa do setor florestal

As práticas de ASG (Ambiental, Social e Governança) se tornaram uma tônica na economia moderna. O cuidado com o meio ambiente, ações para fortalecimento da comunidade e a boa administração de recursos e pessoas tem transformado a economia mundial. Dentro do mercado da economia verde isso já era visto anteriormente e as boas práticas têm se destacado ainda mais, mostrando o quanto o segmento florestal está à frente nessa missão que vai muito além da busca por lucros e atinge alvosque trazem benefícios para todos os envolvidos. O conceito de ASG foi apresentado ao mundo no ano de 2004, através de um relatório da ONU que tinha como tema: Quem se importa, vence. O “G” dessa sigla fala de governança e isso se aplica diretamente às relações corporativas e à busca por mais igualdade e respeito no ambiente de trabalho, principalmente quando se tratam de mulheres ou outros grupos menos assistidos. A Bayer, com destaque para o segmento florestal, trabalha com essas boas práticas há muito tempo e isso pode ser comprovado através dos testemunhos de mulheres que fazem parte deste time. Francine Pizeta, gerente para América Latina para o setor de Excelência Operacional, está na Bayer há 12 anos e já construiu uma grande carreira dentro da empresa. Ela relata que entrou como estagiária e há 8 anos assumiu o cargo atual, onde ampliou seus horizontes. “Em setores de excelência, marketing e melhoria de processos temos sempre uma forte presença feminina e hoje, dentro do meu setor somos em seis mulheres em um grupo de oito profissionais”, destaca Francine.

A gerente comenta que nos últimos anos acompanha uma grande evolução nos planos e ações de inclusão dentro da Bayer. Essas estratégias associadas a indicadores de performance, mostram quantas ações estão sendo feitas, quando estão sendo efetivas e onde ainda é preciso evoluir. “É uma combinação da estratégia de pessoas, liderada por Recursos Humanos, e priorizada pela área de Negócios e Operações”, complementa Francine.

A gerente aponta que ações protagonizadas por mulheres ganharam espaço no período mais recente da Bayer. Francine ressalta que ter uma mulher representando a divisão e demonstrando excelentes resultados, permite mostrar que as diferenças podem ser valorizadas, que com um time mais equilibrado entre mulheres e homens, é possível entregar mais valor para os parceiros comercias, para os fornecedores, para o mercado e segmento em que a Bayer está presente. “Cabe a nós como líderes, influenciar positivamente e trazer para a conversa temas sensíveis e necessários como equidade de gênero, criarmos métricas para acompanhar a evolução das nossas ações, comunicar e engajar nossas equipes e colaboradores, somando ainda mais esforços para a evolução da representatividade feminina em todos os níveis da organização e da sociedade”, analisa Francine.

NA CIDADE…

A Bayer está presente onde seus clientes precisam, coletando informações, analisando dados e oferecendo soluções técnicas de acordo com as especialidades de seus profissionais.

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