Silvicultura

Inovação Tecnológica no controle de Plantas Daninhas

A silvicultura é uma indústria a céu aberto e, portanto, está exposta as mais variadas condições ambientais que podem comprometer a viabilidade da atividade. Os diversos fatores que podem afetar a produtividade estão assim classificados: Fatores Determinantes, aqueles inerentes a espécie, clone cultivado, qualidade do solo, stand de plantio; Fatores Indutores, aqueles que podem incrementar o potencial produtivo como fertilizantes, irrigação e; Fatores Redutores, aqueles relacionados a pragas, doenças e plantas daninhas que podem comprometer o potencial de produção do cultivo. O bom manejo cultural atua de forma ativa sobre estes três fatores buscando a máxima produtividade, entretanto para isso são necessárias ferramentas especificamente desenvolvidas para atender cada necessidade.

Um sistema de produção é como uma máquina em que aportamos insumos e após o seu processamento colhemos o produto desejado, mas também colhemos resíduos indesejáveis do processo. O grande desafio é engenhar sistemas de produção cada vez mais eficientes que possam reduzir os impactos negativos (resíduos) e aumentar a produção desejada. No sistema de produção florestal, especialmente na etapa de implantação, um produto indesejável presente são as plantas daninhas em níveis populacionais crescentes e apresentando resistência à alguns herbicidas.

Como a Silvicultura não contava com muitas opções para o controle de plantas daninhas, herbicidas de ação pós emergente sempre foram as opções mais utilizadas e nesta modalidade se permite o aumento do banco de sementes, devido a possibilidade das plantas presentes, entrarem em fase reprodutiva antes de serem controladas. Além disso o uso de agroquímicos de curto residual associado a inúmeras aplicações aumentam a pressão de seleção e o risco de resistência, tornando o manejo cada vez mais caro e ineficiente.

Este problema já tem os dias contados, já que através da parceria entre indústria florestal e IHARA, foi possível desenvolver ferramentas que poderão suprir a demanda de controle de plantas daninhas durante a implantação, com um número 50% menor de aplicações e uma eficiência de controle acima de 90%. Esta parceria, traz para o sistema florestal, herbicidas de ação pré-emergente no controle das principais plantas daninhas presentes na produção florestal com uma boa seletividade de posição para o eucalipto e um período de controle que pode variar de 90 a 120 dias. Esta inovação substitui 4 operações de controle de plantas daninhas por apenas duas e mantém a cultura em condições de crescimento e expressão de seu máximo potencial produtivo.

A inovação tecnológica desenvolvida partiu do envolvimento com pesquisadores e consultores atuantes na área florestal e os setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas produtoras de Eucalipto no Brasil. A partir da identificação do problema da falta de alternativas para o controle das plantas daninhas, iniciou-se uma intensa etapa de pesquisa para avaliar a dosagem adequada, época de aplicação mais favorável, principais plantas controladas e seletividade a cultura. Os resultados foram catalogados, analisados cuidadosamente para se obter uma conclusão do posicionamento de manejo de plantas daninhas. Através do ingrediente ativo Pyroxasulfone para o controle pré-emergente das plantas daninhas, ocorrerá, gradativamente, uma diminuição no banco de sementes do solo e reduzirá a pressão de seleção e o surgimento de espécies resistentes, além de assegurar uma floresta sem mato-competição e com menores riscos de incêndio, portanto mais competitividade.

“Acreditamos que através de uma conduta ética, humilde e engajada podemos superar e surpreender as expectativas das partes interessadas.” (Crenças e Valores da IHARA) Assim a produção continuará dando passos consistentes na questão de competitividade internacional e no equilíbrio ambiental.

Por Rodrigo Naime Salvador, Consultor de Desenvolvimento de Produto – Matéria da REFERÊNCIA FLORESTAL, edição 245.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.