Seminário Gaúcho de Silvicultura debate economia e meio ambiente

A AGEFLOR participou, no parque de eventos da Associação Rural da cidade de São Francisco de Paula, do Seminário Gaúcho de Silvicultura e do Encontro Estadual de Fomento e Plantio Agrossilvipastoril, que reuniu mais de 700 participantes, com o objetivo de incentivo ao aumento de plantios florestais, bem como atração de novos investimentos no beneficiamento de madeira e componentes.

       A abertura do Seminário Gaúcho de Silvicultura contou com a presença o presidente do Sindimadeira-RS, Leonardo De Zorzi, do prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli, e da presidente do Sindicato Rural de São Francisco de Paula, Margarete Medeiros Marques. A palestra de abertura traçou o perfil da situação atual e perspectivas da silvicultura no Brasil e no sul do pais. O coordenador da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Diogo Leuck, abordou as ações e prioridades do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantada. 

        O primeiro ponto é a consolidação da atividade no Ministério da Agricultura. Alguns ajustes ainda necessários.  Outro ponto é ampliar a base de dados e informações, isso facilita a tomada de decisões e novas políticas setoriais. Ações que visem o aumento da demanda de produtos florestais e ao mesmo tempo aumentar a participação da biomassa florestal na matriz energética também são importantes. Um dos grandes entraves para ampliação da base florestal, espacialmente no Rio Grande do Sul, são as licenças ambientais. O órgão está imbuído em ações que visem desburocratizar liberação de licenças ao mesmo tempo em criar um sistema de defesa florestal.

       O presidente da AGEFLOR apresentou na sequência Luiz Augusto Alves as atividades da Associação e dados do Rio Grande do Sul em painel junto com o diretor-executivo da ACR (Santa Catarina), Mauro Murara Jr., e o presidente da Apre (Paraná), Zaid Nasser (Apre) sobre as florestas plantadas na Região Sul. Na sequência o diretor-executivo da Ibá, Embaixador José Carlos Fonseca abordou as perspectivas do setor de árvores cultivadas, diante das conjunturas nacional e internacional e do cenário de mudanças climáticas.

Fonte: Forest News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.