Serviços de consultoria florestal crescem com a grande demanda de maior produtividade no setor
Os serviços de consultoria florestal são ideais para que cada produtor possa alcançar o máximo em produtividade de seus plantios. A consultoria trata não apenas do planejamento, mas também do acompanhamento da cultura até o corte ou mesmo da comercialização da madeira. Esses serviços são oferecidos por especialistas que utilizam de todo seu conhecimento para ajudar outros produtores a tomar as melhores decisões guiar o produtor ao sucesso do plantio.
O investimento feito na consultoria é no conhecimento para estar sempre um passo à frente de seus concorrentes e também das dificuldades que podem aparecer. Gabriel Marques, CEO da SERF, explica que florestas são negócios de longo prazo e o planejamento na implantação é muito importante e vai possibilitar ganhos em várias etapas ao longo dos anos. “Pensamos a floresta para os negócios madeireiros, desta forma podemos dedicar uma floresta a determinado produto”, comenta Gabriel.
Gabriel aponta que o trabalho do consultor está relacionado diretamente a antecipação e precisão nas respostas, pois são elas que demonstram na prática o conhecimento oferecido. “Atendemos muitos pequenos e médios empresários que iniciaram no setor madeireiro na busca por uma oportunidade de mercado e trabalhamos para que eles alcancem seus objetivos”, descreve Gabriel sobre a atividade que requer ajustes constantes para melhora de resultados.
As informações passadas pelos consultores são seguidas ao pé da letra por seus clientes, por isso, há uma responsabilidade muito grande na atividade. Da implantação ao corte, o trabalho do consultor tem peso significante nos resultados obtidos. Gabriel descreve como uma das principais atividades da consultoria florestal é capacitar processos produtivos e para isso o investimento em tecnologia é essencial. “O processo exigiu que desenvolvêssemos parceira com empresas de software que otimizaram e facilitaram a aplicação da expertise que temos neste setor”, aponta Gabriel.
O trabalho é contínuo do consultor pode favorecer seus clientes em todas as fases, e quando possível, criar pontes comerciais dentro do setor. “Já trabalhamos com um cliente que produzia madeira serrada e outro que industrializava essa madeira para a produção de painéis e, naquela oportunidade, pudemos integrar essas duas pontas”, completa Gabriel.
Reportagem da REFERÊNCIA FLORESTAL, edição 240.