Trabalho PESADO

Linha de trituradores garante alto desempenho na limpeza de áreas para preparação do plantio

O ciclo florestal nunca para. O solo é preparado, mudas são plantadas, há todo cuidado para garantir o desenvolvimento de cada árvore, até o momento do corte, que é quando termina um ciclo e logo se inicia outro. Para garantir que o terreno esteja apto a receber as novas mudas, o cabeçote triturador HPH da Himev traz a combinação ideal entre tamanho, versatilidade e desempenho no trabalho. A Himev é uma empresa 100% brasileira que há 17 anos oferece soluções de controle de vegetação e limpeza de área para o setor florestal e agrícola. O HPH faz parte da linha Ecotritus da Himev, que apresenta equipamentos robustos de uso intensivo para limpeza de área com alta qualidade e eficiência em situações de alta abrasividade. O HPH é o cabeçote de martelo fixo mais potente da linha, que tem na versatilidade e baixo custo seus maiores trunfos para conquistar clientes. Os cabeçotes trituradores HPH tem largura corte de 1,55m (metros) a 2,35m que podem ser acoplados em tratores de 100 cv (cavalos) a 250 cv. A capacidade de ser acoplado em tratores menores é uma das qualidades que mais destacam o equipamento no mercado. Celso Kossaka, diretor comercial da Himev, explica que o equipamento é dedicado para uso intensivo, fabricado com sistema de rotor com martelos fixos para suprir necessidades mais importantes para o setor florestal, executando rebaixamento de tocos e limpando com eficiência as sobras de galhadas para a renovação da atividade. “O HPH oferece as melhores características para o mercado sendo usado em alta ou baixa intensidade”, explica Celso.

CABEÇOTES HPH Os cabeçotes da linha HPH utilizam tecnologia voltada a gerar mais ganhos em relação à produtividade, oferecendo o mesmo desempenho de equipamentos maiores, mas com economia que só um equipamento compacto pode trazer. Preparado para eliminar tocos, galhadas, rebrotas ele deixa a área limpa para o trânsito de máquinas e veículos, evitando principalmente prejuízos devido ao corte dos pneus dos tratores nas atividades de silvicultura. O resultado desse trabalho de limpeza garante que todos os resíduos orgânicos se misturem facilmente ao solo, transformando-o em adubo natural. O baixo custo de manutenção é outro valor muito relevante em relação ao HPH. Por ser 100% nacional, o custo para reposição de peças e também o tempo para que essas peças cheguem ao cliente é sempre muito ágil. Dependendo do local de trabalho, levando em conta o tipo de vegetação, terreno e topografia, e do trator utilizado na operação, estima-se a produtividade de 2 ha (hectares) a 4 ha a cada 8h (horas) trabalhadas. O Ecotritus é acoplado na tomada de força do trator e dispensa qualquer tipo de adaptação. Segundo o diretor, outra forma ergonômica de trabalho muito produtiva é a possibilidade do uso de tratores com inversão de direção. O operador pode usar as funções da forma convencional e quando for dedicar para a trituração, basta a inversão dos comandos da cabine para possuir melhor ângulo de visão, proximidade e controle, sendo superior ao custo-benefício em comparação com as mini-carregadeiras e os tratores feller-bunchers sobre rodas. Caso seja preciso, o trator também pode funcionar em modo de arrasto, triturando os resíduos frontalmente. Celso comenta que os clientes têm se dado conta que os trituradores florestais da Himev, que são acoplados na tomada de força, têm o valor de investimento muito mais interessante comparados aos hidráulicos e similares importados. Possuir 3 conjuntos (trator e triturador) com cabeçote Himev, pode chegar ao mesmo custo de investimento de um conjunto hidráulico ou similar importado, juntamente com a sua máquina base. “Os nossos clientes sabem que quando tiver um conjunto fora de operação, em manutenção, por exemplo, os outros estarão trabalhando, isto é, ter a certeza que o trabalho não irá parar”, valoriza Celso.

FORÇA NO CAMPO

O HPH da Himev está presente em operações florestais e o desempenho chama atenção de quem utiliza o equipamento. É o caso de Anderson Wantrob, gerente florestal da Remasa, que utiliza o HPH constantemente. Para Anderson, os principais diferenciais do HPH estão no baixo valor de investimento, em relação a equipamentos importados, que refletem no custo de. operação reduzido e um alto desempenho de ação. “Nosso objetivo ao adquirir o equipamento era a limpeza de área pré-plantio de 1 ha a cada 8h, e conseguimos diminuir essa meta em 25%”, constata Anderson.

O gerente florestal da Remasa destaca, ainda, que o HPH supre com muita efetividade a necessidade em áreas de pós-colheita do pinus, pois existe o acúmulo muito grande de galhos e resíduos. “O HPH é um equipamento compacto, que pode ser acoplado em tratores menores, atingindo alto desempenho e garantindo economia de combustível”, enaltece Anderson. Além

Veja mais aqui.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?