Conheça os principais resultados da primeira etapa do Diálogo do Uso do Solo no Espírito Santo

Em junho de 2022, foi realizado o diálogo de escopo na região do município de Guarapari. A região escolhida para o Diálogo do Uso do Solo – Guarapari, trata-se de uma área de grande relevância, pela sua beleza cênica e por ser fonte de água para o abastecimento público do município de Guarapari, ES.

       No contexto desta região, durante a reunião do diálogo de escopo foram definidas as paisagens prioritárias para serem foco do Diálogo do Uso do Solo.

       O principal desafio na paisagem em questão é criar canais de diálogo para discutir as práticas de uso de solo que estejam adequadas às características da região, respeitando os valores culturais, conservação das espécies locais e manutenção das áreas de recarga dos rios Conceição e Jabuti.

        Ao mesmo tempo, estabelecer esses canais de diálogo se justifica em face dos desafios levantados preliminarmente como possíveis desmatamentos, parcelamento ilegal com poluição do solo e água por efluentes domésticos e insegurança hídrica para abastecimento público, entre outros. Ademais, a paisagem apresenta potenciais turísticos pela sua beleza cênica.

          Participaram representantes do setor produtivo e produtores(as) rurais, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa. A primeira reunião (Diálogo de Escopo), teve como principais objetivos:

Criar canais de diálogo para discutir as práticas de uso de solo na paisagem;

Determinar a escala da paisagem;

Identificar quem mais precisa estar presente na plataforma do Diálogo do Uso do Solo;

Levantar informações sobre pontos de convergência e de colaboração (sinergias) entre setores e usos do solo na paisagem, e sobre pontos de ruptura / discordâncias entre as partes interessadas;

Possíveis lacunas de informação;

Identificar prioridades para uma paisagem sustentável, incluindo áreas prioritárias para investimento de recursos, e ações prioritárias na região definida como foco;

Determinar se existe um caminho baseado no diálogo para que as partes interessadas façam progressos significativos para alcançar uma visão comum sobre o uso do solo.

         Como resultado do Diálogo de Escopo, integrantes do grupo consultivo elaboraram um resumo com os principais resultados desta primeira etapa. O encontro resultou na priorização de 10 desafios e na definição da paisagem foco no contexto do município.

Fonte: Diálogo Florestal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.