Simno celebra 33 anos de história e promove a última etapa do circuito de palestras sobre saúde e segurança no trabalho, no setor florestal
Durante a noite de 5 de agosto, o circuito de palestras orientativas sobre SST (Saúde e Segurança no Trabalho) na indústria madeireira teve sua quinta e última etapa em Juína (MT), na sede do SIMNO (Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso). As primeiras etapas do evento ocorreram em Nova Maringá (MT), Sinop (MT), Alta Floresta (MT) e Juara (MT).
Na mesma data, o Sindicato completou 33 anos de fundação e realizou, em edição especial, a Quarta Assembleia Geral de modo simultâneo às palestras orientativas ministradas pelo engenheiro de Segurança do trabalho Paulo Henrique Camacho e pelo fisioterapeuta Antônio Carlos Junior, da equipe do SESI/MT (Serviço Social da Indústria de Mato Grosso).
Com o foco na explanação das normas relevantes para as atividades desenvolvidas no contexto do setor florestal (NRs 01; 12; 04; 06, entre outras), a agenda reuniu associados, colaboradores, executivos e empresários e demais profissionais com atuação em Mato Grosso.
O empresário florestal e presidente do SIMNO, Edvaldo Dal Pozzo, destacou agradecimentos em seu discurso à presença do Grupo de Trabalho responsável pela organização e execução do circuito de palestras – FIEMT, CIPEM e SESI (MT) -, bem como do prefeito de Juína, Paulo Veronese, do presidente do FNBF, Frank Rogieri Almeida, dentre outras ilustres autoridades. “Podemos afirmar que a celebração de 33 anos de fundação do SIMNO foi memorável, pois atingimos o objetivo de proporcionar conhecimento, integração e crescimento para o Setor”, disse Edvaldo.
Sobre a edição especial da Assembleia Geral, o presidente do Simno pontuou que diversos assuntos pertinentes ao setor foram discutidos e que a programação possibilitou reflexão acerca do importante papel do sindicato ao longo de 33 anos. Nesse sentido, a Superintendente de desenvolvimento do CIPEM, Bárbara Ibanez, conduziu atualizações importantes sobre a possibilidade de inclusão de espécies colhidas por meio de Manejo Florestal Sustentável na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção, sendo elas: Angelim-pedra (Hymenolobium heterocarpum), Roxinho (Peltogyne lecointei) Muiricatiara (Astronium ulei) e a Cerejeira (Amburana acreana).
A realização do circuito de palestras SST, que é uma parceria entre a FIEMT (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), SESI (MT) e CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), juntamente com os sindicatos associados se estendeu até a noite de sexta-feira, 05 de agosto, em Juína.
De acordo com Rafael Mason, presidente do CIPEM, a entidade apoia e busca sempre incentivar a realização de eventos que como este, fomentam conhecimento e desenvolvimento contínuo para o setor florestal. “Uma agenda muito produtiva e que, por meio do trabalho de todos os envolvidos foi concluída com êxito em sua proposta de agregar aprendizado e desenvolvimento”, disse Mason.
Reportagem da REFERÊNCIA FLORESTAL, edição 244.