Nos últimos meses, a proteção da floresta Amazônica ganhou ainda mais a atenção mundial após a divulgação de um estudo da revista científica Nature sobre a exposição a fatores de degradação que pode levar a um ponto de não retorno em quase metade de sua área, desencadeando uma transformação no ecossistema. Outro documento, do Instituto Potsdam, aponta para a perda de reservas de umidade da floresta, que potencializará o aumento das secas nas próximas décadas. Proteger a maior floresta do mundo nunca foi tão importante para o planeta.
Muito além do conhecido título de pulmão do mundo, a Amazônia desempenha um papel fundamental na regulação do clima e das chuvas, na manutenção da biodiversidade, no armazenamento de carbono e para o equilíbrio da temperatura do planeta, o que a torna protagonista no combate às mudanças climáticas.
Entre as principais ações para mudar esse caminho que se desenha para a floresta Amazônica está o combate ao desmatamento ilegal e a sua degradação, além do aumento de ações de restauração. Governos estaduais, federal e de outros países, cientistas e especialistas, iniciativa privada e ONGs, fundos, entre outros agentes, atuam para mudar esse cenário.
O papel e a conscientização do consumidor
Mas esse trabalho não pode apenas ser tratado nas esferas executivas. Esse é um assunto em que todos podem ajudar. Os consumidores, por exemplo, também tem papel fundamental na preservação da floresta. Atitudes como praticar o consumo consciente, usando produtos onde a matéria-prima seja comprovadamente de empresas que garantam que a origem não seja de desmatamento ilegal, é um bom começo.
Outra boa conduta está na decisão dos materiais para construir a casa. O aço e o concreto usam minérios na sua composição, que além de não serem renováveis, geram impactos ambientais quando removidos do solo, como o desmatamento. O plástico também tem, em sua maioria, origem ligada à poluição ambiental, além de gerar impactos no seu descarte.
Por outro lado, a madeira legal, material muito usado na construção de casas e na decoração dos interiores, traz inúmeros benefícios, como a própria preservação da floresta, essencial para a sua recuperação. Inicialmente, isso soa contraditório, mas não é. Quando o consumidor compra um produto de madeira certificada de manejo florestal legal ele está contribuindo para proteger a floresta amazônica.
Fonte: Mais Floresta. https://www.maisfloresta.com.br/dia-internacional-da-floresta-21-03-producao-de-madeira-legal-na-amazonia-ajuda-proteger-a-floresta-para-o-futuro/