Link para a transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=HgbQ9rDeLR0
Link para participar do Prêmio Referência 2022 presencialmente: Compre aqui
Conheça os vencedores da vigésima edição da maior premiação do setor de base florestal do Brasil
O Prêmio REFERÊNCIA chega à sua vigésima edição e vai contemplar excepcionalmente vinte representantes do setor que mais se destacaram em 2022, em uma celebração especial pelos 20 anos do prêmio. A premiação organizada pela JOTA Editora, responsável pela publicação das revistas: REFERÊNCIA FLORESTAL, REFERÊNCIA INDUSTRIAL, REFERÊNCIA CELULOSE & PAPEL, REFERÊNCIA PRODUTOS DE MADEIRA e REFERÊNCIA BIOMAIS, já tornou um marco para o segmento e atrai a cada ano mais indicados e interesse do público em relação aos vencedores.
Os critérios para a seleção dos vencedores são bastante exigentes, desde as indicações recebidas por clientes, parceiros, anunciantes e personalidades do setor, passando por pesquisas e avaliações realizadas internamente pelos membros da organização do evento. Muito além do prêmio, o objetivo é valorizar quem mais trabalhou para o fortalecimento e crescimento da indústria de base florestal e industrial. É um reconhecimento dado para empresas ou associações, mas que reflete no trabalho de todos os que fazem o setor mais forte e representativo para a economia nacional.
Fábio Alexandre Machado, diretor comercial da JOTA Editora, celebra o grande número de indicações recebidas e a importância que o setor demonstra em relação a premiação. “Para nós é uma grande alegria e o reconhecimento do trabalho que realizamos há mais de duas décadas em prol do fortalecimento da indústria de base florestal nacional”, valoriza Fábio.
OS PREMIADOS:
ABAF
A ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal) é uma das premiadas deste ano pelo trabalho feito para o fortalecimento do setor florestal baiano. Além dos eventos e cursos promovidos pela associação, neste ano a ABAF ajudou a produzir o Plano Bahia Florestal 2023-2033, que tem como foco atrair novos investimentos para ampliar e fortalecer a cadeia produtiva de florestas plantadas no Estado, intensificando o que já é feito e buscando a maior inclusão dos pequenos e médios produtores e
processadores de madeira na Bahia nessa próxima década.
ABIMCI
A ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) comemora 50 anos em 2022 e, como reconhecimento pelo extenso trabalho em prol da indústria madeireira e defesa dos interesses do setor, é uma das empresas que irá receber o Prêmio REFERÊNCIA. A entidade é a principal fonte de informações para organismos governamentais brasileiros e estrangeiros, referencial para a imprensa, universidades e entidades setoriais.
ADAMI
Para além do trabalho direto com a madeira, o setor de base florestal é feito de pessoas e a Adami é a premiada deste ano por uma ação importante realizada na área de recursos humanos. Valorizar profissionais e trabalhar para gerar um bom ambiente de trabalho é chave para que os colaboradores possam usufruir de condições favoráveis ao pleno desenvolvimento de suas atividades e, por consequência, gerar resultados melhores para a empresa.
AGROSEPAC
Escolhido para receber o Prêmio REFERÊNCIA 2022, o grupo AGROSEPAC realiza desde os anos 1960 atividades florestais em Mallet (PR), em uma das melhores e mais importantes regiões do Brasil para o plantio de pinus e erva-mate. Atualmente, a empresa executa projetos na área de reflorestamento e operações florestais, com cerca de 2 milhões de mudas de pinus todos os anos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
B2 MADEIRAS
A B2 Madeiras trabalha com as melhores árvores que o Brasil pode oferecer. Madeiras nobres extraídas através de manejo florestal sustentável são processadas na serraria para produzir produtos de madeira, que não só valorizam o ambiente onde estão, mas também garantem a continuidade de uma prática tão positiva como o manejo florestal. A responsabilidade ambiental demonstrada pela B2 Madeiras é uma das chaves para garantir a floresta em pé para gerações futuras.
CMPC
A multinacional chilena CMPC é uma das premiadas deste ano pelos projetos voltados ao fomento econômico e sustentável no Rio Grande do Sul: o BioCMPC e o RS+Renda. O BioCMPC trata do segundo maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul e o maior em termos de sustentabilidade. Já o RS+Renda é um programa de fomento florestal promovido pela CMPC. Para o ano de 2022, a empresa possui a meta de ampliar a base florestal em 15 mil ha (hectares) no Estado e atingir a produção de 350 mil toneladas de celulose ao ano.
DEMUNER
A Demuner Marcenaria trabalha há mais de 30 anos com o objetivo de agregar o máximo de valor em cada projeto realizado. Sediada no Espírito Santo, a Demuner tem como objetivo criar soluções exclusivas em marcenaria, superando desafios e surpreendendo seus clientes para a realização do trabalho. A excelência na entrega de projetos únicos e inovadores faz da Demuner um dos
destaques desse ano, pois a empresa leva a madeira, em suas formas mais variadas e criativas para dentro das casas com muito estilo e valorização da mesma como protagonista.
ENEBRA ENERGIA
A Enebra Energia atua no fornecimento de biomassa de eucalipto e supressão nativa em todas as suas formas, oferecendo uma fonte de energia sustentável às indústrias por meio de florestas próprias certificadas. É uma das empresas premiadas nesta edição pelo notável trabalho desenvolvido em 2022, além do crescimento no setor de cavaco para biomassa, na região centro oeste do país. Trabalhar pelo esforço de gerar energia limpa, junto com a preocupação da sustentabilidade em seus processos perfazem a matemática perfeita para um futuro do planeta mais equilibrado.
GCM
Os produtos madeireiros nacionais têm sido cada vez mais reconhecidos e valorizados no mercado externo e o trabalho da GCM Trade tem grande valor nesse processo. A empresa sediada em Curitiba (PR) trabalha continuamente para levar o melhor para os clientes ao redor do mundo. A GCM, há mais de 10 anos, exporta madeira de reflorestamento em tábuas, chapas, placas, pisos e muito mais, tudo isso com o objetivo de fomentar nossa economia e valorizar a produção de madeira nacional. Tudo adequado com o mais alto grau de exigência que o mercado internacional necessita. Afinal, manter uma década de fornecimento de produtos brasileiros para o mercado externo é no mínimo desafiador e mostra o grau de qualificação que a empresa dispõe.
GRUPO AC HENRIQUES
Pariri, Garapeira, Cambará, Peroba e tantas outras árvores nobres são as matérias-primas dos produtos oferecidos pelo Grupo AC Henriques. Localizada em Sinop (MT), um polo para o manejo florestal sustentável do Estado e do país, indústria madeireira que processa e manufatura madeira nacional de alto padrão para levar o que de melhor há no Brasil para todos os cantos do mundo, de maneira sustentável e que mantém a floresta em pé.
GRUPO PALUDO
Produzir e preservar, essas são as chaves do trabalho do Grupo Paludo. Através da Serraria Pérola, onde o trabalho é realizado, a madeira nativa é cortada através de métodos de manejo sustentável. Assim, produz produtos de madeira que são vendidos para todo o Brasil e também para o exterior. O trabalho realizado pelo Grupo Paludo tem grande importância para a comunidade local e para a preservação da floresta amazônica, um dos maiores patrimônios nacionais.
HAAS MADEIRAS
Com início da operação de uma fábrica própria de pellets em 2022, uma moderna unidade fabril de 50 mil m² de área construída em Venâncio Aires (RS), a Haas Madeiras é uma das premiadas do Prêmio REFERÊNCIA. A estrutura tem capacidade para produzir 2,5 mil t (toneladas) de pellets por mês e também abriga o depósito dessa biomassa, fonte de energia renovável que a Haas Madeiras vem investindo nos últimos anos.
MARINI COMPENSADOS
Fundada em 2004, na cidade de Palmas (PR), a Marini Indústria de Compensados produz painéis e placas de madeira de alta qualidade e desempenho para o mercado externo e interno, com um parque fabril de 17 mil m² de área construída, com investimentos constantes em busca de aprimorar a fabricação de seus produtos. Certificados de qualidade como Teco Tested, dos EUA (Estados Unidos da América), atestam a empresa como uma das premiadas desta edição.
MIP FLORESTAL
Especialista em manejo fitossanitário no mercado florestal, a MIP Florestal contribui de forma significativa em inovações metodológicas na área de Manejo Integrado de Pragas. Com banco de dados único de pragas, doenças e manejo assertivo, a MIP Florestal auxilia nas tomadas de decisões do ciclo da cultura, do viveiro ao campo, tornando o investimento mais rentável e seguro. Dessa forma, a MIP Florestal é reconhecida no vigésimo Prêmio REFERÊNCIA.
PIOMADE
Soluções sustentáveis são chave para o desenvolvimento do setor e da sociedade, por isso a Piomade alcançou lugar de destaque em 2022. O ano foi marcado pela inauguração da nova fábrica de pellets da empresa. As soluções de biomassa se tornaram essenciais para vários segmentos, além do próprio setor florestal. Trabalhar por um mundo mais sustentável e por uma produção mais limpa permeiam as diretrizes da Piomade no seu dia a dia. A nova fábrica é um exemplo prático da busca incessante da excelência em seus processos.
REDE MULHER FLORESTAL
A conquista de espaços pelas mulheres no setor florestal é contínua. Elas estão em todas as áreas e a Rede Mulher Florestal tem atuado no fortalecimento de políticas e na quebra de paradigmas sobre a presença feminina no setor florestal. Valorizar as mulheres no segmento florestal é uma realidade e essa representatividade ganha força a cada ano, sobretudo quando o assunto são as boas práticas de ESG, tão em voga hoje em dia.
RELVAPLAC
Com quase 30 anos de história no segmento de compensados multilaminados, a RELVAPLAC tem como mercado principal a exportação, presente em mais de 40 países, além de atender o mercado nacional nos setores industrial, da construção civil e moveleiro.A empresa conta ainda com mais de 2 milhões de árvores reflorestadas, o que confirma a RELVAPLAC como a ganhadora do Prêmio REFERÊNCIA em 2022.
SANTA MARIA CELULOSE
Com 60 anos de história, a Santa Maria Celulose é uma tradicional empresa paranaense. A Santa Maria Celulose é um exemplo de boas práticas e busca por melhorias para o próprio negócio e também para o desenvolvimento regional. O trabalho, que gera resultados para toda a comunidade no entorno em que a indústria se localiza é a principal característica de atuação da empresa. A realização do trabalho e os investimentos feitos pela empresa servem como parâmetro para todo o segmento de celulose.
SENBRA COMPENSADOS
A SENBRA Compensados, Indústria e Comércio de Madeiras, é destaque no setor em 2022 em sua missão de fomentar a industrialização de produtos especializados e de alta performance para diversos mercados e demandas. A fabricação sustentável de lâminas e compensados de madeira replantada, na planta instalada na cidade de Sengés (PR), confere à SENBRA um lugar entre os vencedores do ano de 2022 do Prêmio REFERÊNCIA.
VETORIAL
Com ampla experiência no mercado desde 1969, o Grupo Vetorial atua no setor minério-siderúrgico, produzindo carvão vegetal e ferro gusa, além de extração de minério de ferro. No setor de energia renovável, produz carvão vegetal com sustentabilidade, exclusivamente de florestas plantadas renováveis, com aproveitamento de material lenhoso para a produção do Ferro Gusa Verde, razão pela qual a Vetorial é uma das premiadas nesta 20ª edição do Prêmio REFERÊNCIA. Entre os destaques da empresa, está a verticalização do seu processo de produção.