Cipem e IDH uniram forças para ampliar competitividade da cadeia produtiva na indústria de madeira nativa
O setor de base florestal mato-grossense, por meio do Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), e a IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) assinam documento com objetivo de promover e valorizar o setor de base florestal de Mato Grosso.
Com a parceria, serão desenvolvidas atividades para melhorar, continuamente, a cadeia de valor do setor florestal no estado. As ações terão quatro pilares centrais: suporte técnico e financeiro para criar um Sistema de Registro de Gestão Florestal Digital; intercâmbio de conhecimento, com visitas técnicas e eventos itinerantes; estudo de viabilidade e operacionalização de um selo de sustentabilidade que atenda a legislação brasileira e protocolos internacionais; e o desenvolvimento de estratégias de comunicação para melhorar a imagem do setor base florestal e o acesso a novos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior.
As ações estão em consonância com a Estratégia Estadual PCI (Produzir, Conservar e Incluir), uma coalizão territorial de longo prazo para mitigar as questões relacionadas a desmatamento e degradação florestal. Um dos objetivos da PCI é estabelecer mecanismos de transparência e governança para atrair investimentos para Mato Grosso que promovam o desenvolvimento sustentável do estado. O compromisso da PCI para florestas nativas é chegar a 6 milhões de ha (hectares) de área com manejo florestal sustentável em Mato Grosso. Atualmente, o estado possui 3,7 milhões de ha de florestas privadas manejadas.
Veja mais aqui.