Feira da indústria florestal reuniu importantes nomes do mercado
A Lignum Latin America, que não acontecia desde 2019 voltou a ser realizada em Curitiba (PR). Realizada durante a semana internacional da madeira, em meados de setembro, o evento foi um grande sucesso de público e negócios. Segundo a organização, essa foi a maior edição do evento, tanto em número de expositores, como de visitantes. Ainda segundo dados da organização, aproximadamente 60% do participantes ocupavam cargos de gerência e diretoria.
Entre as novidades deste ano para a Semana Interacional da Madeira estava a realização da quinta edição do ENCAPP (Encontro da Cadeia Produtiva da Porta), dentro da Lignum Latin America. O evento aconteceu dentro da feirae reuniu empresas fabricantes e fornecedoras para o segmento de portas. Durante os três dias da feira passaram pelos corredores profissionais de 20 Estados da federação e de outros 14 países: Argentina, Bahamas, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, EUA (Estados Unidos da América), Finlândia, Itália, Japão, Paraguai, Portugal e Uruguai.
DRV
“Somos de curitiba, essa é nossa feira”, exaltou Liliane Cordeiro, diretora da DRV. A indústria de lâminas e máquinas levou para a feira a nova linha CNC LFex, ideal para atender empresas que utilizam facas menores de serraria e facas de plaina. Diego Vieria, diretor da empresa, comentou que esse foi um ano de grande crescimento, que abriu um novo parque fabril no começo do ano e os resultados são ótimos. “A fábrica de facas e peças de desgaste de picador já está a todo vapor e com a nova fábrica de máquinas temos capacidade total para fabricar as nossas afiadoras e retíficas CNC de facas”, enalteceu Diego.
DryTech
A DryTech, especializada em equipamentos para secagem, expôs na Lignum toda a sua expertise no setor, que é baseada em alta qualidade e soluções personalizadas para seus clientes. Gabriel Marques, CEO da DryTech, comentou que o setor estava congelado pelo período sem feiras e o retorno da Lignum ajudou a reaquecer o mercado. “Eventos como esse ajudam a consolidar a marca e conversar pessoalmente com amigos, colegas e clientes do setor florestal são sempre uma oportunidade a mais para nos aproximar dos clientes”, apontou Gabriel.
Fex
A Fex, especialista em implementos para transporte e corte de madeira, apresentou na feira sua linha completa de produtos, com destaque para o sistema de catraca pneumática, que oferece mais segurança para o motorista do caminhão no transporte da carga. Thais Ribas, diretora de marketing da Fex, valorizou a organização do evento, que, segundo ela, superou as expectativas. “É nossa primeira participação na Lignum, e tudo estava perfeito e organizado, isso facilitou muito o contato com nossos clientes”, apontou Thais.
J de souza
“A Lignum já faz parte do calendário da J de Souza, é um evento muito importante”, destacou Anderson de Souza, diretor da empresa. Quem visitou o estande da empresa pode conferir de perto equipamentos dedicados para o setor florestal, como um subsolador com adubador integrado, um ancinho para remoção de galhada e aproveitamento de biomassa e o CDJ, cabeçote de disco para escavadeiras de 30 toneladas ou mais. “Trouxemos equipamentos específicos que sabemos que podem atender o setor com eficiência e qualidade”, apontou Anderson.
John Deere
“A Lignum é uma feira importante no segmento não apenas para o Paraná, mas para toda a região sul”, apontou Rodrigo Barbosa, gerente de marketing da empresa. Para a Lignum a Jhon Deere focou na valorização do atendimento e pós-venda, com ênfase na experiência na aquisição dos equipamentos, e o sistema Timber Skills, ferramenta de capacitação e treinamento para operadores e mecânicos. “É ideal para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de operação e manutenção das máquinas”, destacou Rodrigo.
Komatsu
A Komatsu, que foi capa da edição da Revista REFERÊNCIA circulada durante a feira com o harvester 931XC e guincho auxiliar, apresentou todo repertório no seu estande, que chamava muita atenção na parte externa do pavilhão. Carlos Borba, gerente de Marketing da Komatsu, destacou que além do equipamento, a empresa levou o CEO (Centro de Excelência Operacional) para a feira, apresentando a solução tecnológica com softwares que facilitam a operação florestal. “Ele oferece uma gestão completa das máquinas no campo, trabalhando para reduzir os custos operacionais dos nossos clientes e apresentando um panorama da máquina em tempo real”, valorizou Carlos.
Liebherr
A Liehberr expôs na Ligum equipamentos que já são sucesso no mercado brasileiro e teve como foco fortalecer sua marca e reencontrar clientes e amigos. Marcos Claret, gerente comercial da Liebherr, destacou a importância do evento para a realização de negócios e abertura de novos clientes em potencial. “Hoje temos muitas opções de mídias sociais e maneiras de se fazer reuniões e vendas, mas estar aqui, presentes e próximos dos clientes é muito melhor para incrementar relacionamentos”, valorizou Marcos.
Lion
A Lion apresentou na Lignum um novo serviço de personalização de máquinas para atender a necessidade de seus clientes de maneira específica. “Primeiro buscamos entender a necessidade do cliente, para daí desenvolver o projeto, e garantir que todo o pós-venda seja com o mais alto padrão, que podemos oferecer”, explica Rafael Milarch, gerente de marketing da Lion. A emopresa oferece mais de 20 características, que podem ser customizadas, de detalhes simples, até os mais complexos.
Logmax
“Nossa ideia é ter essa aproximação com o mercado e tivemos um fluxo muito grande de clientes”, apontou Rodrigo Contesisni, diretor da Logmax. Os cabeçotes da empresa estavam presentes no stand da Logmax e também de alguns parceiros, estratégia da empresa para apresentar os modelos 6000V, 6000 e 7000. “Acreditamos na proximidade com o cliente e na Lignum reforçamos esse conceito junto ao mercado, de unir produtos já estabelecidos no mercado e um atendimento de alto padrão”, completou Rodrigo.
Lufer
A Lufer, especializada em peças de reposição para máquinas florestais, marcou presença na Lignum expondo peças da empresa como demonstração do portfólio de fabricação, seus modelos de rotatores 100% nacionais, além de informações completas sobre os serviços oferecidos para o setor. Joicy Vidotto, gerente comercial da Lufer, destacou a qualidade do público presente que favoreceu muito os negócios durante a feira. “Depois de 3 anos sem o evento, é muito importante se fazer presente, aumentar a visibilidade da nossa marca, visto por um público tão qualificado como o da Lignum”, ressaltou Joicy.
Mill
“Vimos uma grande procura por parte dos clientes e isso é reflexo da falta de um evento como esse para o setor”, afirmou Arno Murara, gerente comercial da Mill. A empresa que já se estabeleceu como uma das referências do setor levou seus equipamentos de ponta para a feira. Marcelo Gobbi, gerente de negócios da Mill, destacou a modernização da empresa, que tem trazido novidades tecnológicas para atender os clientes. “Nosso parque fabril está sendo modernizado para ampliarmos a variedade de produtos oferecidos e também elevar nossa produção em quase 50%”, exaltou Marcelo.
Minusa
“Trouxemos para esse evento o primeiro cabeçote produzido genuinamente no Brasil e o primeiro produzido 100% pela Minusa”, valorizou Erivon Cascaes, gerente comercial da Minusa. O equipamento que ficou em destaque no stand da empresa é um marco para o mercado de cabeçotes, e, segundo o gerente, era de suma importância estar na Lignum. “Estar participando desse evento é como a gente estar participando da Copa do Mundo, ou seja, ninguém quer ficar de fora”, comparou Erivon.
OURO VERDE
A edição 2022 da Lignum foi a primeira participação da Ouro Verde, empresa do setor de locação e gestão de caminhões e máquinas, como patrocinadora com o pé direito. Isso de acordo com o Head Comercial de pesados da empresa, Marluz Cariani. Para ele, a feira foi uma grande oportunidade de contato com clientes e valorização da marca para um mercado com muito potencial. “Nós aproveitamos a feira para apresentar um modelo negócio altamente rentável, na qual o cliente não compromete recursos, consegue manter a sua operação ativa e com equipamentos de alto desempenho, ampliando resultados e diminuindo custos”, salientou Marluz.
Planalto
Com mais de 20 anos de tradição no mercado de picadores de madeira, a Planalto trouxe seu carro chefe para a feira. Geri Mecabô, gerente comercial explicou que a feira tem um valor muito grande em relação contato com os clientes, que podem conhecer a empresa e ter um contato melhor do que um e-mail ou ligação. “Fechar negócios durante a feira as vezes é difícil, mas o contato realizado durante o evento abre muitas expectativas para o futuro”, apontou Geri.
Rotary Ax
Especialista na fabricação de conjuntos de corte florestal mecanizado, a Rotary-Ax é uma das mais tradicionais marcas do setor e levou uma série de produtos de alta tecnologia para a feira Lignum 2022. Victor Hugo Shinohara, diretor industrial, apresentou um novo conceito denominado Hidroclamp para os sabres da linha 3/4”, utilizadas em garras traçadoras, desenvolvido pela Rotary-Ax em conjunto com um de seus parceiros. “O maior destaque para esse conceito é a sua facilidade de instalação e remoção, tornando-se mais eficaz, pois não utiliza os parafusos de fixação da placa que outros modelos exigem”, exaltou Victor Hugo.
VANTEC
“Nesse evento temos grandes investidores da madeira no Brasil e Curitiba tem se tornado a capital da madeira no Brasil”, destacou Adriano Vanzin, diretor da Vantec. Adriano comentou que o retorno da Lignum foi muito importante para a empresa fortalecer sua marca e apresentar os equipamentos para um público qualificado. “Trouxemos para a feira uma máquina revolucionária, o torno laminador para indústria 4.0, onde todo o trabalho realizado pela máquina é transformado em um relatório acessível em qualquer lugar diretamente do celular ou computador cadastrado”, descreveu Adriano.
Reportagem da REFERÊNCIA FLORESTAL, edição 245.