Simulado de situação real de incidente será realizado em Corumbá (MS) para aplicação de melhorias.
O Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta usada para gerenciar, de forma unificada, o atendimento a emergências ambientais, passou por recentes melhorias. Por meio de uma Força de Trabalho (FT) criada para esse fim, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, do dia 19 a 23 de fevereiro, em Pirenópolis (GO), revisão de manuais e apresentações utilizados nos cursos de treinamento para uso do SCI, bem como elaborou manual de procedimento para execução das capacitações nas formas presencial e on-line.
Projetado e construído para proporcionar uma estrutura organizacional integrada e preparada para a complexidade e as demandas de um incidente (único ou múltiplo), sem barreiras jurisdicionais, o SCI conta com instalações, equipamentos, pessoal, procedimentos e comunicações dispostos em uma estrutura organizacional comum projetada para ajudar no gerenciamento de recursos durante os incidentes. “Todos os órgãos e agências envolvidas numa emergência ambiental falam a mesma língua e seguem o mesmo protocolo”, explicou Tatiana Pimentel, analista ambiental do Ibama. A ferramenta é usada por várias jurisdições e órgãos funcionais, públicos e privados, para organizar as operações de gerenciamento do incidente no local dos fatos.
Entre as melhorias do SCI, também foram criados e disponibilizados, em ambiente informatizado, formulários editáveis do SCI, seguindo o modelo fornecido pela agência norte-americana Federal Emergency Management Agency (Fema). Antes, os documentos só existiam em formato pdf. Também foi formatado o Manual de Simulados do Ibama, que será publicado no Portal do Instituto. O documento instrui sobre como preparar, acompanhar e avaliar simulados em empreendimentos licenciados pelo Instituto.
Treinamento em Corumbá (MS)
A FT, que atuou nas melhorias do SCI, também promoverá simulado de atendimento real a incidente ambiental, na cidade de Corumbá (MS), na próxima semana. O principal objetivo do curso é capacitar os participantes por meio de aplicação prática para teste de conhecimentos adquiridos, além de retratar situação real vivenciada por eles, fornecendo treinamento necessário para o cotidiano de combate a incêndio no bioma Pantanal. A ação contará com instrutores do Ibama, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), em parceria com a organização não governamental (ONG) ECOA-Ecologia e Ação. O público-alvo do curso é formado por gestores e lideranças locais, como servidores do Parque Nacional Matogrossense (PARNA/ICMBio), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul e do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul (CBMMS) que possuam certificação em introdução ao SCI.
O Ibama contou com o apoio de consultores do USFS na condução das atividades da FT e do Simulado. Houve, também, a participação de analistas e técnicos da Coordenação-Geral de Emergências Ambientais (Cgema) do Instituto e de militares dos Corpos de Bombeiros dos estados de Roraima, Rondônia e Distrito Federal.
Fonte: IBAMA. https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2024/sistema-que-gerencia-atendimento-a-incidentes-ambientais-e-aprimorado