A empresa CMPC realizou a capacitação inicial a campo em Implantação Florestal para técnicos da Emater/RS-Ascar do Regional de Bagé, na propriedade de Eduardo Condorelli, que cedeu o espaço para a execução da prática.
A qualificação começou em novembro, quando foi desenvolvida a parte teórica sobre o assunto. Além dos gerentes regional e adjunto, Rodolfo Perske e Carlos Suertegaray, e da supervisora Jacqueline Bragança, nove municípios da região (Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul e São Gabriel) foram representados pelos técnicos Ricardo Silveira Medeiros, Luciane Foggiato, Cacilda Dias de Freitas, Matheus do Amaral Caetano, Walney Lucas Moreira, Alex Sandro Dutra de Oliveira, Joanderson Osório Forgiarini, Guto Pens Pozzebon e Renato Mena Barreto de Juli.
Durante a prática ministrada pelos técnicos da CMPC, Mauro Riani Fernández e Leandro Dutra da Silva, foram demonstradas operações de plantio, adubação, preparo de solo e de eliminação de cepa florestais de eucalipto do plantio anterior.
Segundo Perske, a qualificação contribui para que os técnicos possam prestar auxílio adequado a quem tem interesse em plantar eucalipto e obter renda na sua propriedade. A empresa se compromete a dar suporte no licenciamento ambiental e compra da madeira, e a Emater/RS-Ascar, a oferecer assistência técnica aos produtores, destaca, ao ressaltar que diversos produtores já demonstraram interesse na atividade, e a empresa fará um contrato de compra da madeira já com um preço previamente acertado. A CMPC e a Emater/RS-Ascar trabalham há seis meses em parceria para assistir produtores rurais que estejam interessados em fomento florestal.
Fonte: Ageflor