Tecnologia em prol da economia

Após pesquisas e estudos de transporte, a Unidade da Fibria em Três Lagoas (MS); implantou um mecanismo físico chamado de defletores de ar e também uma ferramenta tecnológica que reduz os impactos ambientais e eleva a eficiência operacional na área da logística florestal, chamado Salvador.

Os defletores de ar, também conhecidos como aerofólio; são utilizados para canalizar o ar em torno do veículo e torná-lo o mais aerodinâmico possível. Sem ele, o ar se choca na parte frontal do baú, o que faz com que o caminhão precise de mais força para romper a resistência e, consequentemente, gaste mais combustível.

defletores de ar final-01

Já em uso

Esse equipamento está presente em 100% da frota; que trabalha com o transporte da madeira na unidade de Mato Grosso do Sul. Já o dispositivo eletrônico conhecido como Salvador é uma nova ferramenta que auxilia na gestão da direção dos condutores de carretas que trabalham com o transporte da madeira.

O aparelho,é acoplado ao veículo e analisa velocidade, rotação por minuto e a realização das frenagens do motorista. Com essa análise são feitos ajustes  automáticos, reduzindo o giro do motor, o que resulta em economia de 7% a 20% do consumo do combustível. O objetivo é que, até o final do ano, 100% da frota utilize essa tecnologia. Atualmente, 20% dos veículos contam com essa ferramenta.

Gostou ? Leia mais assinando a revista Referência Florestal aqui.

Você já conhece o Grupo Jota ? Conheça outras 6 revistas segmentadas e os serviços que oferecemos aos nossos clientes aqui.

Post anterior

Nitrogênio para eucalipto

Próximo post

Eucalipto na palma da mão: Software ajuda no planejamento do manejo

Diego

Diego

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *