Plantar leguminosas em consórcio com eucalipto elimina a necessidade de aplicação de adubo com nitrogênio.

Foi o que demonstrou estudo conduzido no campo experimental da Embrapa Agrobiologia (RJ). Os cientistas analisaram o impacto da leguminosa arbórea Acácia mangium na plantação de florestas de eucalipto. A produção de madeira foi similar à obtida com o monocultivo que recebeu adubação.

Vantagens no bolso

A economia com fertilizantes foi em torno de R$ 500 por ha (hectare); considerando uma aplicação de 100 Kg (quilogramas) de nitrogênio por ha nos plantios. A pesquisa comparou quatro tipos de manejo ao longo de seis anos: monocultivo de eucalipto tradicional com uso de adubo nitrogenado, semelhante a 99% dos plantios do País; monocultivo de eucalipto, mas sem uso de adubo nitrogenado e dois consórcios de eucalipto com a Acácia mangium sem uso de adubo nitrogenado, porém com variação na densidade de plantas por hectare.

Nitrogênio X Leguminosas

“Logo nos primeiros anos do experimento, percebemos os benefícios da leguminosa sobre o crescimento do eucalipto, que evoluía tão bem quanto na área adubada”, relata Guilherme Chaer, pesquisador da Embrapa e um dos responsáveis pelo estudo.

nitrogênio AcaciaMangium

Gostou ? Leia mais assinando a revista Referência Florestal aqui.

Post anterior

Ferramenta: Dicionário multilíngue

Próximo post

Fórmula truck

Diego

Diego

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *