As árvores falam

Pesquisas mostram que elas se comunicam entre si, interpretar essa “conversa” da floresta pode revolucionar como o setor produtivo trabalha

 

Pode parecer coisa de conto de fadas, mas não é, o assunto é sério. Pesquisadores comprovaram que as plantas trocam informações importantes para se ajudarem. Elas utilizam diversos meios para se comunicar, alguns bem complexos que lembram o filme Avatar. O principal assunto da floresta são alertas contra pragas, avisos que há restrição hídrica e até presença ou ausência de determinados nutrientes no solo. Porém, os estudos são recentes e a teoria da internet das plantas ainda sofre resistência de parte da comunidade científica. Por outro lado, se o setor produtivo entender melhor o processo e construir meios de interagir com as árvores abre um campo enorme para ampliar a produtividade, qualidade e a saúde das florestas.

O assunto é estudado há várias décadas por pesquisadores do Canadá e EUA (Estados Unidos da América), países que mostraram avanços no entendimento da comunicação das plantas. Os autores Paul Stamets e Suzanne Simard deram destaque para a interação dos indivíduos por meio dos fungos que  possuem uma rede de micélios. Estes pequenos filamentos, que ficam espalhados pelo solo, ajudam a conectar diferentes plantas, como uma rede de fibra ótica.

No Brasil, entre os nomes que têm autoridade para falar do tema estão Gustavo Maia Souza, professor titular do Departamento de Botânica, UFPel (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul, e Gabriel Ricardo Aguilera de Toledo, doutorando do Programa de Pós-graduação em Fisiologia Vegetal, UFPel. Eles estão envolvidos com assunto há mais de 10 anos e possuem pesquisas na área concluídas em 2011 e 2013.

Gostou da matéria? Continue lendo assinando a revista Referência Florestal aqui.

Post anterior

Raio X do setor florestal

Próximo post

Austrália investe no pellet negro

admin

admin

A Referência Florestal é uma publicação mensal destinada exclusivamente aos usuários de produtos florestais para as mais diversas áreas. Atuamos há 18 anos buscando tecnologias, produtos e serviços para atender ao setor.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *